Problemas institucionais na igreja

Homem olhando para projetos presos na parede

Como o hábito de questionar pode me ajudar na solução de problemas institucionais?


É muito comum ver alguém sendo repreendido ou excluído de um grupo simplesmente por questionar. Um questionador, muitas vezes, é visto com maus olhos e este preconceito inibe um hábito fundamental para desenvolvermos o conhecimento. É preciso despertá-lo novamente.

Questionar é iniciar uma busca pela solução, por uma resposta que ainda não existe ou que não está sendo dita com clareza. Quero convidar você para refletir sobre tudo que existe. Se nossos antepassados não tivessem questionado, nós teríamos tudo o que temos hoje?

Uma pessoa sendo impulsionada para o alto como um foguete vai a lua, fazendo uma analogia que o ato de questionar impulsiona a pessoa às alturas.
Foto: Banco de Imagens/Unsplash

O questionamento tem o poder de tirar você da zona de conforto e impulsioná-lo em uma busca pela solução, além de estimular a sua capacidade de argumentação. Por isso, é importante entender que algumas crenças a respeito do assunto limitam a criatividade. Que tal quebrá-las?

  • Nem sempre questionar é reclamar.
  • Nem sempre questionar é  falta de fé;
  • Nem sempre questionar é insubordinação;
  • Nem sempre questionar é faltar com respeito.

O que eu posso aprender com isto?

Quando iniciamos um projeto aqui na Habacuk, o passo mais importante é a busca pelas questões corretas, pois elas têm o poder de te direcionar com mais assertividade ao lugar realmente desejado. Às vezes, nos concentramos tanto em achar a solução, mas não sabemos se realmente é disto que precisamos.

As perguntas são importantes, porque criam realidades ao definir as respostas


Tal Ben-Shahar – HSM Expo Management – fonte: Época Negócios

Adilson Xavier, em seu livro Deus da Criação, diz que questionar é um processo contínuo. Deve-se questionar antes, durante e depois. Antes para diagnosticar, durante para pôr em análise e depois para avaliar. Lembre-se não adianta cavalgar em um cavalo veloz se estivermos indo na direção errada.

Por onde começar?

Vamos começar a praticar mais esse hábito? A gente fez um artigo, apresentando 4 questões institucionais para igrejas para ajudar você a iniciar esta nova jornada.

O que você acha sobre o assunto? Entre em contato com a gente para sabermos seu ponto de vista. Desejo que este texto ajude você na solução de conflitos. Graça e paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *